Curso de Capacitação da RCPol: Palinologia, Palinoecologia e Organização de Dados em Canoas- RS

Entre os dias 26 a 30 de junho ocorreu na cidade de Canoas, na Universidade Luterana do Brasil, o segundo Curso de Capacitação da RCPol: Palinologia, Palinoecologia, Paleopalinologia e Organização de Dados.

O curso foi organizado pela RCPol em parceria com a Ulbra, Campus Canoas que nos forneceu  a estrutura necessária para ministrá-lo e receber muito bem todos os participantes.

Os objetivos do curso foram capacitar alunos, professores e pesquisadores à utilizar a metodologia que utilizamos para trabalhar com grãos de pólen durante a acetólise, a utilizar as bases de dados da RCPol, assim como as ferramentas disponíveis em nosso site.

O curso contou com a participação de 15 pesquisadores de oito Instituições de diversas áreas envolvidas com a temática palinológica, tais como, recursos de polinizadores, palinoecologia, palinotaxonomia, paleopalinologia, melissopalinologia, etc.

O curso foi dividido em dois módulos:

O I módulo foi divido em duas partes onde abordamos temas relacionados à:

• Métodos de estudo de áreas: composição florística, morfologia floral de recursos atrativos aos polinizadores, estratificação vertical de plantas, fenologia e distribuição espaço-temporal de recursos florais;
  • Métodos de preparação de exsicatas no herbário;
  • Métodos de preparação do material polínico, onde ensinamos a metodologia da acetólise e preparação de lâminas para incorporar em coleções de referência;
  • Métodos para análise de amostras fósseis;
  • Métodos de como organizar uma Palinoteca;
  • Métodos de análises do nicho trófico e interação planta-polinizador.

O módulo II foi aberto ao público e apresentamos de forma detalhada a estrutura da RCPol:

• Falamos sobre o que é a RCPol.
  • Que tipos de dados são necessários para inserir nas bases de dados.
  • Organização de dados nas planilhas do Google Docs.
  • O que é completude e qualidade de dados.
  • Como é a funcionalidade dos sistemas de Chaves Interativas para identificação de espécies.
  • O que fazer para ser um colaborador da RCPol.