Curso de capacitação da RCPol: Palinologia, Palinoecologia e Organização de Dados – de 27 à 31 de março em Belém-PA

O Curso é divido em dois módulos:

Módulo I – Métodos para estudos sobre Palinoecologia e interação com polinizadores (apenas para colaboradores; dias 27, 28 e 29):

• Método de estudo da área: composição florística; morfologia floral recursos atrativos aos polinizadores; estratificação vertical; fenologia e distribuição espaço-temporal de recursos florais.
  • Métodos de preparação de exsicatas (Herbário)
  • Método de preparação do material polínico (Acetólise, preparação de lâminas)
  • Métodos para a organização da Palinoteca
  • Métodos para análises do nicho trófico e interação planta-polinizador

Local: Embrapa Amazônia Oriental – Laboratório de Botânica
Trav. Dr. Enéas Pinheiro s/n. CEP 66.095-100. Belém, PA

Visita Técnica no ITV (dia 29)

• Apresentação Institucional (Vera Fonseca): 09:00-09:30 hrs
  • Apresentação dos trabalhos palinológicos realizados no ITV: 09:30-10:00 hrs
  • Visita as instalações, laboratórios e coleção de referência de Carajás: 10:00-10:30 hrs

Módulo II – Métodos de organização de dados para a inserção na RCPol (vagas preenchidas; dias 30 e 31 ):

• O que é a RCPol
  • Que tipos de dados são necessários para inserção na RCPol
  • Organização de dados em planilhas do Excel
  • Completude e qualidade de dados
  • Funcionalidade de sistemas das Chaves Interativas para a Identificação de Espécies
  • O que fazer para ser um colaborador da RCPol

Local: Embrapa Amazônia Oriental – Auditório Ferradura – Prédio da Chefia Geral
Trav. Dr. Enéas Pinheiro s/n. CEP 66.095-100. Belém, PA

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Inscrições excedentes ficarão na fila de espera e caso ocorra alguma desistência, entraremos em contato para confirmar o interesse pela vaga.

Apoio: USP, Instituto de Biociências, Escola Politécnica da USP, NAP Biocomp, Instituto Tecnológico da Vale, Embrapa, BeeCare Bayer, Bayer