Curso de capacitação da RCPol: Palinologia, Palinoecologia e Organização de Dados de 25 a 01 de março em Sorocaba-SP

Entre os dias de 25 de fevereiro e 01 de março ocorreu na cidade de Sorocaba-SP, o Curso de Capacitação da RCPol: Palinologia, Palinoecologia e Organização de Dados.

O curso foi organizado pela RCPol em parceria com a Profa. Dra. Elaine C. M. Silva Zacarin, a Profa. Dra. Fiorella F. Mazine Capelo e a UFSCar – Campus Sorocaba, que nos forneceu a estrutura necessária para ministrá-lo e receber muito bem todos os participantes.

Os objetivos do curso foram capacitar alunos, professores e pesquisadores a utilizar nossa metodologia para trabalhar com os grãos de pólen durante a acetólise, utilizar as bases de dados da RCPol, assim como as ferramentas disponíveis em nosso site e contribuir com o dialogo sobre Apicultura e Meliponicultura.

Foram abordados temas relacionados com a Palinoecologia, interação com polinizadores e organização de dados para a inserção na RCPol.

Abaixo as palavras da Dra. Elaine sobre o curso:

O Curso de capacitação da RCPol foi de extrema importância para as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, sobre a relação abelha-planta. Além dos discentes dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Florestal, contamos também com a participação de estudantes de pós-graduação da UFSCar, bem como estudantes e docentes de outras Instituições de Ensino Superior. A troca de experiencia entre os participantes, bem como o conhecimento adquirido no curso de capacitação irá alavancar as pesquisas de Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado sobre essa temática. Após o curso, já estamos nos mobilizando para dar prosseguimento a elaboração da Palinoteca de Referência da UFSCar e o futuro catalogo polínico do Campus Sorocaba. Agradecemos imensamente a Dra. Claudia Inês da Silva e toda a sua equipe pela valiosa contribuição cientifica que ela nos proporcionou por meio desse curso.

Elaine C. M. Silva Zacarin
NuPECA (Núcleo de Pesquisa sobre Ecotoxicologia e Conservação de Abelhas), DBio, CCHB, UFSCar-Sorocaba.