Curso de Formação da RCPol na Bolívia

No período de 23 a 27 de maio em La Paz, Bolívia aconteceu o Workshop sobre a RCPol e aplicações em estudos palinológicos. A pesquisadora do Herbário Nacional da Bolívia, Teresa Ortuño, recebeu a Dra. Cláudia Inês da Silva, coordenadora da RCPol e a pesquisadora Elisa Pereira Queiroz para ministrarem o curso de Capacitação e Treinamento sobre os protocolos para coleta, processamento e inserção de dados sobre plantas, pólen e polinizadores na RCPol.

Participaram deste curso alunos e pesquisadores das seguintes instituições: Universidad Mayor de San Andrés, Centro de Investigación en Biodiversidad y Medio Ambiente (CIBIOMA) – Beni, Instituto de Investigaciones Técnico Científico de la Universidad Policial, Colección Boliviana De Fauna, Fundación Miguel Lillo – Tucumán (Argentina), Herbario Nacional de Bolivia, Universidad autónoma Gabriel Rene Moreno, Museo Nacional de Historia Natural e Colegio de arquitectos. Durante o curso os pesquisadores articularam a rede de Catálogos Polínicos da Bolívia, que utilizarão os protocolos da RCPol para a inserção das informações de plantas, pólen e polinizadores dos mais diversos biomas da Bolívia.

A RCPol aumentou com os novos colaboradores que já estão estruturando projetos em parceria para ampliar e divulgar informações de suas pesquisas. De acordo com a Dra. Cláudia, esse encontro deixou a rede de pesquisadores mais coesa, fazendo da RCPol um exemplo para outros grupos de pesquisadores que desejam interagir e integrar o conhecimento para torná-lo mais acessível nessa era digital. A pesquisadora ainda comenta “Quando trabalhamos em conjunto nossos objetivos são somados e a velocidade na obtenção dos resultados amplifica consideravelmente. A RCPol é uma prova disso, pois os pesquisadores que fazem parte dessa rede estão dispostos a colaborar para a divulgação da ciência de forma multidisciplinar e interativa”.

Para saber mais sobre o curso da RCPol, entre em contato pelo e-mail rcpol2013@gmail.com.