Disciplina Tópicos avançados em biodiversidade (PPGBE/RCPol) Palinoecologia e conservação de polinizadores

Entre os dias de 01 e 05 de abril de 2019, ocorreu na cidade de Belém-PA, a Disciplina Tópicos avançados em biodiversidade: Palinoecologia e conservação de polinizadores.

A disciplina foi organizada pela RCPol em parceria com a Profa. Dra. Marlucia Martins e o Programa de Pós Graduação do Museu Paraense Emílio Goeldi, que nos forneceu a estrutura necessária para ministrá-lo e receber muito bem todos os participantes.

Os objetivos da disciplina foram capacitar alunos, professores e pesquisadores a utilizar nossa metodologia para trabalhar com os grãos de pólen durante a acetólise, utilizar as bases de dados da RCPol, assim como as ferramentas disponíveis em nosso site e contribuir com o dialogo sobre a conservação de polinizadores.

Contamos com a colaboração de palestras dos pesquisadores e professores: Prof. Pedro Lages Viana (MPEG), Dr. William Sabino (MPEG), Profa. Marlucia Martins (MPEG), Dra. Marcia Maués (Embrapa Amazônia Oriental) e Profa. Lea Carreira (MPEG).

Foram abordados temas relacionados com a Palinoecologia, interação com polinizadores e organização de dados para a inserção na RCPol.

Abaixo as palavras da Dra. Marlucia sobre o curso:

A parceria com a RCPol para a implementação da capacitação em coleta, conservação, analise, identificação e catalogação de pólen foi de extrema importância para o Programa de pós graduação em Biodiversidade e Conservação do Museu Paraense Emilio Goeldi (PPGBE WWW), assim como para outros estudantes de programas correlatos. O treinamento ainda beneficiou sobremaneira o projeto coordenado pelo Museu Goeldi “Como as interações ecológicas são influenciadas pelas atividades mineradoras e seus esforços de restauração ambiental pós exploração no município de Paragominas, área degradada da floresta Amazônica brasileira.- Rede de polinização”, do consorcio BRC (https://www.brcbn.com) e o projeto as pesquisas Redes de interação entre abelhas e frutíferas do norte e nordeste (poliNet) que está sendo desenvolvido pela EMBRAPA Amazônia oriental em parceria com a RCPOL . O curso também abriu oportunidade para docentes e discentes de graduação e pós graduação de outras instituições do Pará e Amapá. A troca de experiência entre os participantes, bem como o conhecimento adquirido no curso de capacitação irá alavancar as pesquisas de Iniciação Cientifica, Mestrado, Doutorado e pós doutorado sobre essa temática, fortalecendo os grupos de pesquisa ainda incipientes na região norte .Com o curso as relações entre os pesquisadores e o herbário do MPEG foi estreitada e os acertos foram feitos para a incorporação da palinoteca do MPEG ao herbário com a colaboração do RCPOL para a informatização da palinoteca, através de intercambio e assessoramento  técnico. Como produto almejamos ampliar o banco de dados do catalogo polínico com maior inclusão das espécies de plantas e polinizadores da região norte. Somos imensamente a Dra. Claudia Inês da Silva e toda a sua equipe pela calorosa convivência, valiosa contribuição cientifica e profícua parceria proporcionada por meio desse curso.