Entre os dias 26 a 30 de junho ocorreu na cidade de Canoas, na Universidade Luterana do Brasil, o segundo Curso de Capacitação da RCPol: Palinologia, Palinoecologia, Paleopalinologia e Organização de Dados.
O curso foi organizado pela RCPol em parceria com a Ulbra, Campus Canoas que nos forneceu a estrutura necessária para ministrá-lo e receber muito bem todos os participantes.
Os objetivos do curso foram capacitar alunos, professores e pesquisadores à utilizar a metodologia que utilizamos para trabalhar com grãos de pólen durante a acetólise, a utilizar as bases de dados da RCPol, assim como as ferramentas disponíveis em nosso site.
O curso contou com a participação de 15 pesquisadores de oito Instituições de diversas áreas envolvidas com a temática palinológica, tais como, recursos de polinizadores, palinoecologia, palinotaxonomia, paleopalinologia, melissopalinologia, etc.
O curso foi dividido em dois módulos:
O I módulo foi divido em duas partes onde abordamos temas relacionados à:
- Métodos de estudo de áreas: composição florística, morfologia floral de recursos atrativos aos polinizadores, estratificação vertical de plantas, fenologia e distribuição espaço-temporal de recursos florais;
- Métodos de preparação de exsicatas no herbário;
- Métodos de preparação do material polínico, onde ensinamos a metodologia da acetólise e preparação de lâminas para incorporar em coleções de referência;
- Métodos para análise de amostras fósseis;
- Métodos de como organizar uma Palinoteca;
- Métodos de análises do nicho trófico e interação planta-polinizador.
O módulo II foi aberto ao público e apresentamos de forma detalhada a estrutura da RCPol:
- Falamos sobre o que é a RCPol.
- Que tipos de dados são necessários para inserir nas bases de dados.
- Organização de dados nas planilhas do Google Docs.
- O que é completude e qualidade de dados.
- Como é a funcionalidade dos sistemas de Chaves Interativas para identificação de espécies.
- O que fazer para ser um colaborador da RCPol.
Você precisa fazer login para comentar.