II Workshop sobre ferramentas computacionais para estudos palinológicos

Nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2016 ocorreu na cidade de São Paulo, a segunda edição do Workshop sobre ferramentas computacionais para estudos palinológicos.

O Workshop foi organizado pela RCPol (Rede de Catálogos Polínicos online) com o apoio da Bayer Crop Science e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Os objetivos do Workshop foram: promover o encontro entre palinólogos e pesquisadores de áreas afins; divulgar a Palinologia; apresentar a estrutura do site da RCPol; avaliar e testar a chave interativa para identificação de espécies; avaliar os protocolos; organizar o cronograma para a inserção de dados das coleções dos colaboradores na RCPol; estruturar o estatuto da RCPol e; eleger os membros dos conselhos técnico e científico.

O Workshop foi dividido em três etapas:

A primeira, ocorreu no dia 27/04 com um ciclo de palestras aberto ao público no Prédio do Biênio, localizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP/USP). Tivemos a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que apresentaram resultados mostrando a importância, utilidade e os desafios da palinologia em suas pesquisas. As palestras estarão disponíveis em breve no site da RCPol com um resumo sobre os temas a seguir:

A Dra. Cláudia Inês da Silva (Universidade de São Paulo – IB/USP) abriu o ciclo de palestras apresentando a RCPol ao público, nosso portal e a chave de identificação de espécies que estamos desenvolvendo.

A Dra. Soraia Girardi Bauermann (Universidade Luterana do Brasil – ULBRA) foi moderadora do ciclo de palestras.

A primeira palestrante foi Dra. Maria de las Mercedes di Pasquo Lartigue (CICYTTP-CONICET, ALPP), na qual apresentou informações sobre a Asociación Latinoamericana de Paleobotánica y Palinología (ALPP) e sobre as Palinotecas da América Latina.

Na sequencia, a Dra. Marie-Pierre Ledru (Institut de recherche pour le développement) apresentou resultados sobre a reconstrução da paleoflora por meio de estudos paleopalinologicos.

Continuando no mesmo tema, o Dr. Hermann Behling (Georg-August-Universität Göttingen) apresentou os resultados de suas pesquisas relacionando a vegetação brasileira e as mudanças climáticas no quaternário, usando as informações obtidas por meio de estudos paleopalinológicos.

Na segunda parte do ciclo de palestras, o Dr. Francisco de Assis Ribeiro dos Santos (Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS) mostrou os desafios da palinotaxonomia e os diferentes meios para a obtenção das informações sobre morfologia polínica.

Na sequencia, a palestra sobre palinologia forense, que revelou como o pólen pode ser utilizado para solucionar crimes foi apresentada pelo Dr. Paulo Eduardo de Oliveira (Universidade de São Paulo – IGc/USP).

A Dra. Astrid de Matos Peixoto Kleinert (Universidade de São Paulo – IB/USP) apresentou a palinologia como uma ciência importante em estudos sobre a identificação das plantas usadas como fontes de recursos alimentares pelas abelhas e mostrou um breve histórico sobre essa linha de pesquisa no Laboratório de Abelhas do IB/USP.

Continuando no tópico de polinizadores e polinização, tivemos a apresentação do Dr. Breno Magalhaes Freitas (Universidade Federal do Ceará – CCA/UFC) sobre o IPBES e a participação do Brasil no cenário global.

Na sequencia, a Dra. Vânia Gonçalves Lourenço Esteves (Museu Nacional do Rio de Janeiro – MN/UFRJ) apresentou a estrutura do Laboratório Álvaro Xavier Moreira do Museu Nacional da UFRJ e os importantes resultados obtidos com a palinologia durante décadas. O histórico apresentado pela Dra. Vânia e seu grupo de pesquisa foi um estímulo para todos os participantes.

Nós encerramos o ciclo de palestras com o Dr. Antônio Mauro Saraiva (Universidade de São Paulo – EP/USP) que apresentou o BioComp (Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação) e os resultados obtidos pelo seu grupo nos estudos relacionados à polinização, polinizadores e informática.

O encerramento foi feito pela  gerente de saúde dos polinizadores da Bayer, Cláudia Quaglierini (Bee Care Bayer), que apresentou as preocupações e a atuação do projeto Bee Care Bayer na proteção dos polinizadores.

Na segunda etapa do Workshop, nos dias 28 e 29/04 o Workshop foi restrito aos colaboradores da RCPol, sendo esta realizada no espaço Bayer. Durante esses dois dias foi feito um trabalho intensivo com os colaboradores para estruturar a RCPol. Foram avaliadas as ferramentas computacionais e definido os conselhos:  gestor e técnico-científicos. Também foram traçadas as metas para o próximo ano.

As ferramentas computacionais estão passando nesse momento por ajustes, seguindo as sugestões apresentadas pelos colaboradores durante o Workshop e serão disponibilizadas ao público geral no portal da RCPol em julho de 2016.

A equipe técnica da RCPol encerrou o evento atingindo todos os objetivos propostos, agradecendo a presença dos ilustres participantes, colaboradores e pesquisadores e suas valiosas contribuições para a RCPol.

Destacamos que o Workshop e todo o trabalho relacionado ao desenvolvimento do site, das ferramentas computacionais e a ampliação da RCPol se deve à aprovação do projeto intitulado “Estudo da flora apícola e dos grãos de pólen para inserção de dados na Rede de Catálogo Polínico online (RCPol): subsídio para manejo e conservação de abelhas” financiado pela Bayer CropScience e ao apoio do Bee Care Bayer.