III Workshop sobre ferramentas computacionais para estudos palinológicos

No dia 4 de setembro de 2019, na cidade de Cuiabá (Mato Grosso – Brasil), realizamos o terceiro workshop sobre a RCPol e suas ferramentas.

O Workshop ocorreu juntamente com o XV Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia onde a Dra. Cláudia Inês da Silva (coordenadora da RCPol) organizou uma seção sobre Palinoecologia que teve palestrantes que participaram do nosso Workshop.

A Dra. Mercedes di Pasquo Lartigue (ALPP – CONICET / Argentina) iniciou as apresentações do workshop falando sobre a sua participação na construção das ferramentas da RCPol, especialmente na chave de esporos de pteridófitas e a futura chave de gimnospermas.

O Msc. Jefferson Nunes Radaeski (RCPol – ULBRA / Brasil) apresentou o histórico do Laboratório de Palinologia da ULBRA dando mais detalhes sobre o período entre 2015 e 2019 e os próximos desafios do laboratório.

O Dr. Gonzalo Javier Marquez (CONICET / Argentina) falou sobre os levantamentos de esporos realizados no cone sul e as características morfologias mais comuns.

O Dr. Dr. Marcelo de Araujo Carvalho (Museu Nacional do Rio de Janeiro / Brasil) apresentou o histórico do Museu e sua coleção de pólen fóssil. Falou também sobre as perdas ocorridas na coleção e o futuro da coleção após o incêndio no Museu.

O Msc. Jefferson Nunes Radaeski (RCPol – ULBRA / Brasil) nos falou sobre a pesquisa focada nas gramíneas do estado do Rio Grande do Sul e as análises que puderam ser realizadas através dos levantamentos feitos.

A Dra. Teresa Dunia Isabel Ortuño Limarino (Herbário Nacional de Bolívia / Bolívia) apresentou com detalhes uma das pesquisas realizadas na Bolívia utilizando a Paleopalinologia e as descobertas sobre o clima a partir delas.

A Dra. Regina Garcia (UNIOESTE / Brasil) falou sobre a produção de mel no oeste do Paraná, a atuação com os apicultores e as pesquisas relacionadas a indicação geográfica do mel da região.

O Msc. José Elton de Melo Nascimento (UEM / Brasil) apresentou sobre a produção de mel no nordeste brasileiro e as contribuições da RCPol.

A Dra. Márcia Motta Maués (Embrapa Amazônia Oriental / Brasil) falou sobre os serviços ecossistêmicos e as pesquisas sobre interação entre polinizadores e espécies de plantas frutíferas amazônicas.

A Dra. Patricia Maia Correia de Albuquerque (UFMA / Brasil) apresentou o histórico da Palinoteca da Universidade Federal do Maranhão, a situação atual e as perspectivas para o futuro.

A Dra. Patrícia Nunes Silva (Unisinos / Brasil) falou sobre os resultados preliminares da pesquisa em parceria com a RCPol realizada nas plantações de abóbora para identificar as espécies de plantas utilizadas por machos e fêmeas de Peponapis pruinosa.

A Dra. Roberta Cornélio Ferreira Nocelli (UFSCar / Brasil) apresentou a pesquisa em que utilizam o pólen como um marcador natural para avaliar a interação planta-abelha em uma área de regeneração dentro de matriz agrícola.

O Dr. Allan Koch Veiga (RCPol / Brasil) falou sobre o processo de construção das ferramentas da RCPol, os desafios e as próximas etapas que podem ser desenvolvidas.

A Dra. Cláudia Inês da Silva apresentou um relatório parcial sobre a RCPol e abriu para discussão do grupo a continuidade da RCPol após a finalização do projeto BeeCare Bayer.

No dia 05 de setembro, aconteceu a seção sobre Palinoecologia, organizada e moderada pela coordenadora da RCPol, Dra. Cláudia Inês da Silva que abriu a seção apresentando sobre as contribuições da RCPol para os estudos palinológicos.

A Dra. Cristiane Krug (Embrapa Amazônia Ocidental / Brasil) falou sobre a importância da palinologia para identificar as plantas visitadas pelos polinizadores de espécies frutíferas amazônicas.

A Dra. Isabel Alves dos Santos (USP / Brasil) apresentou algumas pesquisas realizadas que utilizam a palinologia para identificar espécies de plantas importantes para a alimentação de algumas espécies abelhas que só puderam ser identificadas a partir do estudo dos grãos de pólen.

A Dra. Paula Andrea Sepulveda Cano (Universidad del Magdalena / Colômbia) falou sobre os estudos realizados sobre pólen na Universidade del Magdalena e as perspectivas para o futuro.

A Dra. Patricia Luiza de Oliveira Rebouças (UNIVASF / Brasil) apresentou as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa ECOMENTS com palinologia e abelhas.