Matéria sobre a RCPol na revista BEENOW

Na terceira edição da revista BEENOW, produzida pelo projeto BeeCare Bayer, foi publicada uma matéria sobre a RCPol.

Leia abaixo o texto da matéria em tradução livre:

Relações Polinizador-Planta de Forma Simples

Além do projeto com a cultura do melão no Brasil, informações estão sendo coletadas e tornadas públicas em duas outras colaborações. Com várias culturas agrícolas brasileiras que dependem da polinização por insetos, um projeto visa produzir um guia prático sobre os polinizadores brasileiros de culturas agrícolas. O outro projeto reúne informações para produzir um catálogo polínico que identifica os recursos florais, principalmente o pólen de plantas importantes na dieta das abelhas. Se espera que esses projetos ajudarão os apicultores, agricultores e outros interessados. Para a Bayer, produzir e compartilhar o conhecimento é primordial para o aprimoramento da pesquisa com abelhas e o desenvolvimento de melhores práticas agrícolas.

O Catálogo Polínico Online

Desde 2015, a Bayer tem financiado e apoiado a compilação de um catálogo polínico online desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. No catálogo, chamado de “Rede de Catálogos Polínicos Online” (RCPol), pesquisadores estão reunindo dados de várias palinotecas do mundo. “Nos dois primeiros anos focamos em produzir dados relacionados a 542 espécies de plantas, identificando os recursos florais, principalmente pólen e néctar, que são importantes na dieta das abelhas”, diz a Dra. Cláudia Inês da Silva, ecóloga no Laboratório de Abelhas da USP. Os pesquisadores têm coletado amostras de pólen em áreas agrícolas e ao redor de apiários para produzir os dados, quantificando a composição e a distribuição espaço-temporal dos recursos florais e documentando os grãos de pólen em palinotecas de laboratórios parceiros. Para facilitar a identificação e o acesso às informações, a equipe digitaliza as imagens das plantas e dos grãos de pólen. O projeto é planejado até 2019 para aumentar a quantidade de informações disponíveis, expandindo as palinotecas dos laboratórios de palinologia das instituições parceiras.

Dra. Da Silva destaca a importância dos dados produzidos: “As palinotecas podem servir como ferramentas para o manejo de pasto apícola e das áreas de entorno de culturas agrícolas. Construir a RCPol como uma ferramenta de livre acesso, dará informações a apicultores e agricultores sobre o manejo de plantas que são preferencialmente visitadas por abelhas coletando pólen e néctar, que é relevante para a produção de mel e pólen, além da polinização de culturas agrícolas”.

Várias equipes de pesquisadores estão participando e contribuindo para essa ação em conjunto, no Brasil, na América Latina (Argentina e Colômbia) e na Europa (Alemanha, França e Espanha). “Neste projeto, vemos uma intensiva troca e colaboração dentro da comunidade científica de pesquisadores de abelhas mundial”, diz Quaglierini. “Ao divulgar os resultados de nosso projeto em eventos nacionais e internacionais, esperamos que o envolvimento desta comunidade aumentará ainda mais”.

Clique aqui para fazer o download da revista em formato pdf.

Clique aqui para acessar a página da revista BEENOW.