XVII Simposio Argentino de Paleobotánica e Palinología – Rumo a novos desafios

XVII Simposio Argentino de Paleobotánica e Palinología – Rumo a novos desafios

De 30 de julho a 5 de agosto de 2018 aconteceu na Argentina a 17ª edição do SAPP. A RCPol realizou nesta edição duas atividades, uma conferência plenária e um curso de formação.

Na quarta-feira, dia primeiro de agosto, a Dra. Cláudia Inês da Silva, coordenadora da RCPol, realizou uma conferência plenário com o título: “Palinoecología y conservación de abejas”. Nesta plenária foi discutida a importância da Palinologia para os estudos de interação abelha-planta, através da identificação dos grãos de pólen coletados do corpo das abelhas e dos ninhos é possível identificar as espécies de plantas mais importantes nas dietas das abelhas. Ela também salientou como tem sido importante a construção de uma coleção de referência e das ferramentas computacionais que estão disponíveis no site da RCPol, que auxiliam na tarefa de identificar os grãos de pólen utilizados pelas abelhas.

Além da plenária, a RCPol ofereceu de forma condensada o seu Curso de Capacitação, nos dias 4 e 5 de agosto, tratando dos seguintes temas:

  • Métodos de organização de dados para a inserção na RCPol
  • Que tipos de dados são necessários para a inserção na RCPol
  • Organização de dados em planilhas
  • Exercícios sobre organização de dados.
  • Funcionalidades do sistema das chaves interativas para a identificação de espécies
  • Qualidade de dados
  • Como se tornar um colaborador da RCPol

Pelo SAPP ser um evento em que se reunem pesquisadores da palinologia e paleopalinologia, que já estão familiarizados com o trabalho de coleta e processamento do material polínico, o curso focou em como organizar e armazenar os dados de descrições polínicas, a qualidade dos dados e as funcionalidades das ferramentas que foram criadas pela RCPol. Participaram do curso pesquisadores brasileiros, argentinos e colombianos, através deste contato foi possível que a nossa rede se expandisse um pouco mais.