Vigência: Fevereiro de 2017
Orgão Financiador: Programa Ciência Sem Fronteiras – Bolsas no país modalidade pesquisador visitante especial – PVE – Linha 2- CNPQ - CAPES, Processo: 407152/2013-0
Coordenação: Blandina Felipe Viana
O desenvolvimento de ações voltadas para o manejo sustentável de polinizadores e conservação dos seus habitats naturais é de fundamental importância para garantir os “serviços” de polinização em ecossistemas agrícolas. Entretanto, o sucesso dessas ações depende de uma boa base de dados que permita identificar a dependência das culturas à polinização cruzada, os polinizadores mais eficientes para os cultivos, a existência de déficit dos serviços de polinização e suas causas, e o impacto desse déficit na produtividade agrícola. Nesse sentido, com o intuito de preencher essas lacunas do conhecimento, o principal objetivo da proposta é o desenvolvimento de pesquisas sobre manejo e conservação de polinizadores e dos serviços de polinização em paisagem com matriz agrícola, por intermédio da realização de planos de trabalho colaborativos e interdisciplinares, integrando diferentes áreas do conhecimento. Esses planos de trabalho visam preencher lacunas no conhecimento que vão desde a identificação do déficit de polinização de culturas agrícolas de interesse econômico e a identificação das principais causas desse déficit, à proposição de paisagens sustentadas e de práticas agrícolas amigáveis aos polinizadores. Os dados que estão sendo obtidos nesses planos tem um grande potencial para subsidiar o desenvolvimento de políticas que aliam conservação da biodiversidade e dos processos ecológicos com os potenciais produtivos dos agroecossistemas, auxiliando, desse modo, na tomada de decisões. É também foco das nossas investigações o desenvolvimento de ferramentas que visam a tradução e difusão do conhecimento cientifico e o engajamento do cidadão na produção de conhecimento.
Dentre esses planos de trabalho, alguns usam a palinologia como ferramenta de análise das interações planta-abelha. Um deles pretende fazer uma análise da carga polínica das abelhas Apis mellifera coletadas em flores do café. O segundo pretende avaliar o efeito da restauração florestal sobre a estabilidade da interação planta-polinizador em cultivos de café (Coffea arabica), as redes serão estabelecidas através da presença do grão de pólen no corpo da abelha.
Equipe:
Lucas Garibaldi (PVE)
Danilo Boscolo (Pesquisador colaborador)
Fabiana Oliveira da Silva (Pesquisador colaborador)
Henrique Tomé da Costa Mata (Pesquisador colaborador)
Juliana Hipólito de Sousa (Estudante de doutorado do PPGEB-IBUFBA)
Jeferson Gabriel da Encarnação Coutinho (Estudante de doutorado do PPGEB-IBUFBA)
Lady Catalina Angel Coca (Estudante de doutoradodo PPGEB-IBUFBA)
Eduardo Freitas Moreira (Estudante de doutoradodo PPGEB-IBUFBA)
Vítor Sales (Estudante de Mestrado Profissional do PPGEB-IBUFBA)
Caren Queiroz Sousa (Estudante de mestrado PPGEB-IBUFBA)
Uiré Lopes Penna (Estudante de mestrado PPGEB-IBUFBA)
Instituições:
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidad Nacional de Río Negro, Bariloche, Argentina
Universidade Jorge Amado
Universidade de São Paulo
Universidade Federal de Sergipe