Manejo e conservação de polinizadores e dos serviços de polinização em agroecossistemas

Vigência: Fevereiro de 2017

Orgão Financiador: Programa Ciência Sem Fronteiras – Bolsas no país modalidade pesquisador visitante especial – PVE – Linha 2- CNPQ - CAPES, Processo: 407152/2013-0

Coordenação: Blandina Felipe Viana Link para Currículo Lattes

O desenvolvimento de ações voltadas para o manejo sustentável de polinizadores e conservação dos seus habitats naturais é de fundamental importância para garantir os “serviços” de polinização em ecossistemas agrícolas. Entretanto, o sucesso dessas ações depende de uma boa base de dados que permita identificar a dependência das culturas à polinização cruzada, os polinizadores mais eficientes para os cultivos, a existência de déficit dos serviços de polinização e suas causas, e o impacto desse déficit na produtividade agrícola. Nesse sentido, com o intuito de preencher essas lacunas do conhecimento, o principal objetivo da proposta é o desenvolvimento de pesquisas sobre manejo e conservação de polinizadores e dos serviços de polinização em paisagem com matriz agrícola, por intermédio da realização de planos de trabalho colaborativos e interdisciplinares, integrando diferentes áreas do conhecimento. Esses planos de trabalho visam preencher lacunas no conhecimento que vão desde a identificação do déficit de polinização de culturas agrícolas de interesse econômico e a identificação das principais causas desse déficit, à proposição de paisagens sustentadas e de práticas agrícolas amigáveis aos polinizadores. Os dados que estão sendo obtidos nesses planos tem um grande potencial para subsidiar o desenvolvimento de políticas que aliam conservação da biodiversidade e dos processos ecológicos com os potenciais produtivos dos agroecossistemas, auxiliando, desse modo, na tomada de decisões. É também foco das nossas investigações o desenvolvimento de ferramentas que visam a tradução e difusão do conhecimento cientifico e o engajamento do cidadão na produção de conhecimento.
Dentre esses planos de trabalho, alguns usam a palinologia como ferramenta de análise das interações planta-abelha. Um deles pretende fazer uma análise da carga polínica das abelhas Apis mellifera coletadas em flores do café. O segundo pretende avaliar o efeito da restauração florestal sobre a estabilidade da interação planta-polinizador em cultivos de café (Coffea arabica), as redes serão estabelecidas através da presença do grão de pólen no corpo da abelha.

Equipe:

Lucas Garibaldi (PVE)

Danilo Boscolo (Pesquisador colaborador) Link para Currículo Lattes

Fabiana Oliveira da Silva (Pesquisador colaborador) Link para Currículo Lattes

Henrique Tomé da Costa Mata (Pesquisador colaborador) Link para Currículo Lattes

Juliana Hipólito de Sousa (Estudante de doutorado do PPGEB-IBUFBA) Link para Currículo Lattes

Jeferson Gabriel da Encarnação Coutinho (Estudante de doutorado do PPGEB-IBUFBA) Link para Currículo Lattes

Lady Catalina Angel Coca (Estudante de doutoradodo PPGEB-IBUFBA)

Eduardo Freitas Moreira (Estudante de doutoradodo PPGEB-IBUFBA) Link para Currículo Lattes

Vítor Sales (Estudante de Mestrado Profissional do PPGEB-IBUFBA)

Caren Queiroz Sousa (Estudante de mestrado PPGEB-IBUFBA)

Uiré Lopes Penna (Estudante de mestrado PPGEB-IBUFBA) Link para Currículo Lattes

Instituições:

Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidad Nacional de Río Negro, Bariloche, Argentina
Universidade Jorge Amado
Universidade de São Paulo
Universidade Federal de Sergipe