Biodiversidade e Ecologia de abelhas silvestres

Universidad Militar Nueva Granada

O Grupo de Pesquisa em Biodiversidade e Ecologia de Abelhas Silvestres, é reconhecido pelo Colciencias na categoria B. Este grupo é coordenado pelo pesquisador José Ricardo Cure Hakim e faz parte dos grupos de pesquisa da Faculdade de Ciências Básicas e Aplicadas da Universidad Militar Nueva Granada desde 1998. Até então, tem formado alunos de graduação e mestres do programa de Biologia Aplicada da faculdade com trabalhos realizados no grupo de pesquisa, que se encaixam nas 5 linhas de pesquisa ativas e financiadas pela Reitoria de Pesquisa da universidade, assim como por chamadas do Colciencias.

Entre os trabalhos realizados, se tem estudado a biologia e criação de espécies do género Bombus para a utilização como polinizadores de cultivos agrícolas da savana de Bogotá; sobre a diversidade e taxonomia de polinizadores e sua interação com as fontes de recursos florais dos quais dependem e sobre a integração dos conceitos biológicos e ecológicos de insetos benéficos em modelos de simulação.

Endereço: Km 2 Via Cajica-Zipaquira

Telefone: 6500000 ext 3269

Homepage: http://casas-pbdm.umng.edu.co/

1. Análises de redes de interação planta-polinizador a partir de técnicas palinológicas.
2. Criação de espécies do gênero Bombus para utilização como polinizadores em cultivos da savana Cundi-boyacense.
3. Diversidade, biologia e taxonomia de polinizadores colombianos.
4. Ecologia da Polinização: estudos do uso sustentável das espécies de abelhas silvestres como polinizadoras de hortaliças e frutíferas.
5. Modelos biológicos e ecológicos de insetos benéficos.

Jose Ricardo Cure Hakim

Diego Alfonso Riaño