Grupo de Pesquisa com Abelhas (GPBee)

Universidade Estadual de Maringá

Os projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos por esse grupo tem como objetivo:

Estudar a biologia floral das plantas de interesse econômico, bem como o comportamento e a atuação das abelhas com e sem ferrão no aumento da produção de frutos e sementes por meio da polinização cruzada.

Estudar a biologia comportamental e sua organização social e avaliação de novas técnicas de manejo e tecnologia alternativa visando um aumento de produção apícola assim como redução de custos.

Estudar a utilização de abelhas como bioindicadores e a citoquímica nuclear do efeito de resíduos de inseticidas em culturas de interesse econômico. Foi montado um matrizeiro de rainhas africanizadas, as quais serviram de base para genotipagem das colônias (todas identificadas). Foram feitas filhas destas rainhas e estas filhas foram avaliadas quanto à produção de geleia real e mel. Paralelamente, foram feitas análises moleculares para identificação das MRJP, principalmente as MRJP3, MRJP5, MRJP8 e MRJP9.

Endereço: Universidade Estadual de Maringá, n 5790 - Bloco J45-PPZ - Jardim Universitário, Maringá - PR, CEP: 87020-900

Telefone: +55 44 3011-8939 / +55 44 3011-8977

Homepage: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7359012064676796

Linhas de Pesquisa:

Análise físico-química, microbiológica e polínica do mel;
Biologia Floral;
Biologia Molecular;
Comportamento de Insetos Sociais;
Comportamento, produção e polinização com abelhas;
Ecologia da Polinização;
Estrutura de comunidades de abelhas em áreas urbanas e nativas;
Flora Apícola;
Genética Bioquímica;
Interação Inseto-Planta;
Melhoramento genético de abelhas africanizadas;
Produção Apícola;
Produção de própolis e suas aplicações.

Professores:

Vagner de Alencar Arnaut de Toledo Link para Currículo Lattes