Laboratório de Estudos sobre Abelhas

Universidade Federal do Maranhão

O Laboratório de Estudos sobre Abelhas (LEA) foi criado em 1990 pelas professoras Patrícia Maia C. de Albuquerque e Márcia Maria C. Rêgo, fazendo parte do grupo Ecologia de Comunidades de Abelhas, cadastrado no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa – CNPq. O LEA faz parte do Departamento de Biologia, Universidade Federal do Maranhão, estando seus membros envolvidos na graduação em Biologia e pós-graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) e da rede Bionorte (PPG-Bionorte). Desenvolvemos pesquisas relacionadas à diversas espécies de abelhas, sociais ou solitárias, em três linhas principais. O laboratório dispõe de uma coleção referência de abelhas (LEACOL) cadastrada como fiel depositária junto ao CGEN e uma Palinoteca que dão suporte às linhas de pesquisa.

Endereço: Depto. De Biologia, UFMA, Av. Dos Portugueses, 1966, Cidade Universitária, CEP: 65080-805, São Luis (MA)

Telefone: +55 98 3272 8544

Homepage: http://www.ufma.br

Linhas de Pesquisa:

1. Estrutura de Comunidades Apícolas e Florísticas - onde são desenvolvidos estudos sobre a flora e fauna de abelhas no Estado do Maranhão nos mais diferentes ecossistemas, incluindo informações sobre distribuição geográfica, fenologia, diversidade, riqueza de espécies e recursos florais.
2. Polinização de Plantas Silvestres
3. Conservação e Manejo de Abelhas sem ferrão