Laboratório de Palinologia

Universidade Luterana do Brasil

O Laboratório de Palinologia da Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas, encontra-se localizado na região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Criado em 1997, o Laboratório de Palinologia é um importante centro de pesquisa de biodiversidade polínica atual e fóssil. Ao longo destes anos, construiu uma palinoteca reconhecida internacionalmente e vem desenvolvendo importantes estudos que contribuem para o conhecimento da paleovegetação, dinâmica vegetacional, paleoclimas e rotas migratórias. Além disso, desenvolve estudos de taxonomia polínica, aeropalinologia e melissopalinologia. Em 2012, o Laboratório de Palinologia mudou-se para um novo espaço com melhor infraestrutura.

Através dos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores do Laboratório de Palinologia nos últimos 16 anos, formaram-se duas importantes coleções palinológicas: a coleção de referência (Palinoteca atual), que está constituida de 1.379 espécimes e 6.875 lâminas; e a coleção de lâminas oriundas de projetos (Palinoteca), onde estão depositadas 6.112 lâminas. Atualmente a coleção científica constitui-se de 12.987 lâminas.

Endereço: Rua Farroupilha, n. 8001, Prédio 29, Sala 206 - São José, Canoas - RS

Telefone: +55 (51) 3477-4000 Ramal 2654